1 Cuidados com o Cabelo - Introdução

Já pensei várias vezes em partilhar este assunto, mas nunca soube como o desenvolver de forma a não ser confusa e não perder a objectividade. Portanto cá vai uma tentativa de trazer até vocês um tema que muito me interessa.


Desde sempre que lavo o meu cabelo com champô tal como é hábito na nossa cultura. Não devo ser a única que ao longo dos anos tem feito experiências com champôs e condicionadores diferentes para descobrir quais se adequam melhor às minhas necessidades. Tendo com uns mais sucesso do que com outros, encontrei-me várias vezes desiludida com o aspecto do meu cabelo.

Com os conhecimentos que adquiri com a minha formação e através de alguma pesquisa motivada pela curiosidade percebi que, no que concerne aos cuidados com cabelo, nem tudo aquilo que nos foi ensinado está correcto e na maioria dos casos nós sabemos que não está. Por exemplo, a maioria da população sabe que lavar o cabelo em demasia (ou seja 1 vez por dia) é prejudicial para o couro cabeludo e raiz do cabelo, no entanto uma grande parte das pessoas comete este mesmo erro durante uma vida, porque se não o fizer não se sente "lavado" ou porque o cabelo no 2º dia está impossível de mostrar em público (pela oleosidade).

No entanto, há uma saída deste ciclo. Ter uma cabelo sedoso e nutrido não é um mito, é algo possível de alcançar se se entender pequenas coisas do funcionamento do organismo e da química entre o cabelo e os produtos que nele se aplicam. Portanto, quer tenhas cabelo oleoso, seco, frágil, ondulado, liso ou encaracolado, vem descobrir alguns truques para alcançar o tão desejado e invejado cabelo de estrela, nos próximos artigos que se seguem.







 Lê a continuação do tema aqui

1 comentário:

  1. Olá Miriam :)
    Olha, neste post tens toda a razão no que dizes.
    Também eu tenho pesquisado acerca dos cabelos, o meu é encaracolado e faço-lhe madeixas (o que seca ainda mais!), por isso tento sempre descobrir o melhor para o lavar.
    Eu sempre fui gaja para lavar o cabelo diariamente. Ou no máximo dia sim, dia não. E isto nunca foi bom para os meus fios. E porquê? Por mais máscaras que eu faça eles ficam sempre secos...
    Além de que uso espuma (para controlar o frizz) e uso secador (porque com o nosso clima é impossivel sair de casa com cabelo molhado, eu constipo-me frequentemente). E isso seca ainda mais!
    Então comecei a lavá-lo 2 vezes por semana.
    Algumas pessoas podem até ficar chocadas com isso, mas a verdade é que ele é tão seco que nem chega a ficar oleoso! E acredita, dá resultado!
    Começou a ficar mais sedoso, mais macio, mais brilhante.
    O óleo natural tem que chegar aos fios para ele ser saudável e eu não estava a deixar isso acontecer.
    Há semanas que até tenho folgas 2 dias seguidos e também aproveito para "esticar" mais um bocadinho os dias sem o lavar.
    Estou muito contente com este método.
    Se ele fica sem jeito e naqueles dias em que fica feio solto, faço uma trança (que agora até se usa muito) ou apanho-o num coque, e desta forma tenho conseguido que ele ande mais sedoso.
    Já para não falar que tem crescido muito mais!!!
    Até estou espantada!
    Já me perguntaram o segredo, mas até tenho vergonha de dizer que é: lavar menos o cabelo, as pessoas ficam enojadas! LOL
    Sobretudo as que têm cabelos oleosos, porque pensam que o meu cabelo fica pastoso e nojento, mas não é verdade. Muito pelo contrário :)
    Beijinhos, gostei do teu blog!
    Parabéns!

    ResponderEliminar