2 Cuidados com o Cabelo

Lê primeiro a Introdução ao tema aqui

Champôs e Condicionadores

Aconteceu-me algumas vezes quando andava à procura do champô perfeito encontrar um que me enchia as medidas. Que me deixava um cabelo cheiroso, sedoso ao toque e leve, no entanto tão depressa me iludia quanto me desiludia com ele, uma vez que ao fim de umas semanas de uso o filme mudava para um cabelo sem vida, caído pesado e estranho (tipo pegajoso) ao toque. Quando isso acontecia lá ia eu à procura do próximo champô que me ia salvar desta miséria. No meio disso tudo o cabelo nunca chegava a ser ou estar como eu desejava mesmo com os poucos momentos de sucesso que fui encontrando. O problema é que nunca me preocupei muito porque é que isto tudo acontecia. Agora que sei melhor posso tomar medidas para mudar este cenário.

Em 1º lugar é importante entender que os champôs existem em várias fórmulas, sendo que uns trazem vantagens para certas situações. Não é importante para mim definir se são maus ou bons mas sim entender como funcionam para os podermos aplicar melhor.

Na generalidade os champôs não têm sabão mas sim detergentes com maior ou menor poder de limpeza (surfactantes). Champôs ditos de mais suaves (como os de bebé) têm surfactantes mais suaves enquanto alguns champôs que encontramos no supermercado e salões têm surfactantes tão fortes que também os encontramos em detergentes da loiça - alguns sulfatos (para mais informações de alguns ingredientes consulta http://www.dolceta.eu/portugal/Mod5/IMG/pdf/Texto_Informativo_2__Funcao_dos_componentes_.pdf). Outra coisa a denotar é que a força de limpeza do champô  não depende do quanto espuma, pois a espuma acontece por aditivos químicos acrescentados (já que não  são constituídos por sabão).

Condicionadores comuns também têm surfactantes na sua composição pelo que estes também têm um bom poder de limpeza do cabelo. Se a este conhecimento acrescentarmos o facto de que até 90% da "sujidade" comum do cabelo pode ser eliminada apenas com água morna podem já surgir várias dúvidas quanto à necessidade de usar champôs com tanta frequência.

Tipos de Cabelo


Sabemos que existem vários tipos de cabelo  desde o seco até muito oleoso e dentro destes podemos encontrar cabelos lisos, ondulados, com jeitos, ou encaracolados. Cabelos lisos tendem a ser os mais hidratados e por isso mais oleosos, o que para muitos pode ser considerado como uma maldição mas para outros seria uma benção não ter de lutar todos os dias com cabelo rebelde, áspero e baço como muitas pessoas com cabelos mais ondulados/encaracolados. Por estes motivos os cabelos lisos são os que necessitam de mais lavagens  enquanto os encaracolados deviam de ter lavagens mais espaçadas para não sofrerem por desidratação. Pois desidratação é no fundo o problema de maior parte das mulheres que se queixam de cabelo rebelde, que reage à humidade do ar ("frizz" = ficar em "pé"). Assim, para minimizar ao máximo a perda de água do interior dos fios de cabelo é preciso ter algumas coisas em consideração.

A lavagem

Aquilo que mais nos motiva a lavar o cabelo será a oleosidade do mesmo. Este óleo é o sebo natural que as glândulas sebáceas no couro cabeludo produzem com o objectivo de envolver o cabelo e a pele para formar um filme natural e essencial de protecção. Apesar deste processo ser essencial para a saúde do nosso cabelo todos concordámos que óleo a mais no cabelo não é bem-vindo nem bonito. O problema surge quando não respeitamos a produção natural destes óleos e lavamos o cabelo exageradamente e com produtos demasiado agressivos para o estado do cabelo. Por isso, eu pergunto: será que só lavamos o cabelo quando ele está oleoso? Será que seria preciso usar champô todas as vezes que o lavamos?

A quantidade de sebo produzido pelas glândulas depende de como elas são estimuladas. Portanto, imaginem que hoje lavamos o cabelo e o livramos de toda a sujidade e todos os óleos que o envolvem, as glândulas vão receber automaticamente a informação de que devem produzir sebo pois o último foi removido. Até aqui tudo normal, mas se nos dias seguintes o lavarmos sempre, as glândulas vão receber sempre a informação repetida de que têm de produzir sebo a um ritmo mais veloz porque o que já estava a ser produzido não está a ser suficiente. Agora imaginem que por acaso um dia não damos o banho do costume ao cabelo, o que vai acontecer? Figurativamente, vamos escorrer óleo pela cabeça a baixo, porque a última informação que o nosso cérebro enviou foi para a "produção em massa" de óleo para compensar a falta que nós lhes estávamos a provocar!

Assim, é escusado esperar que da 1ª ou 2ª vez que façamos isto e depois retomemos os hábitos anteriores que o cabelo se vá comportar de maneira diferente se o deixarmos de lavar. É preciso entender que é preciso "re-educar" as nossas glândulas para elas perceberem que podem retomar a produção normal. Isto infelizmente significa passar uns dias de cabelo bem escorregadio e tentar espaçar os dias de lavagem ao máximo, pois só aí as glândulas recebem a informação de que chega de sebo. Se isto se fizer durante algum tempo o cabelo passa a comportar-se de maneira muito diferente. Há muitos relatos de sucesso de pessoas que conseguiram passar de uma lavagem diária do cabelo para uma lavagem de 2 vezes por semanas ou menos.  Tu também pode ser um desses sucessos!

Perguntarás: qual a vantagem em fazer tal coisa?! A resposta é simples. Mesmo que ninguém goste de sentir o cabelo oleoso, é importante existir aquele filme "fininho" nos fios, como barreira natural, para o proteger de quebrar, espigar e secar. Sabemos que o segredo para um cabelo saudável é a sua nutrição e hidratação que devemos dar ao máximo com produtos próprios e retirar ao mínimo com a lavagem. É essencial encontrar o equilíbrio entre dar e retirar. Contudo, mesmo que os produtos que usamos no cabelo forem enriquecidas com óleos ou manteigas como é o caso de alguns específicos para cabelos secos, podem não ser suficientes para compensar a falta de hidratação que as células estão a sentir pelo que o sebo vai produzir-se na mesma e no fim de contas, passamos a vida num dilema entre extremos de lavado vs. muito oleoso.

Se consegues manter o cabelo com aspecto lavado por mais do que 2/3 dias então já estás a cumprir uma regra essencial para manter o teu cabelo hidratado, se não, quero-te animar  a tentar conseguir mudar os hábitos do teu cabelo para poderes progredir com a saúde da tua "penugem".

Sugiro que faças algumas experiências, tal como eu, para ver como te adaptas. Começa por usar entre as lavagens com champô apenas o condicionador massajando-o bem no couro cabeludo para ele retirar somente o excesso de óleo e manter aquele que o teu cabelo precisa. De início podes sentir o cabelo pesado, mas não desistas, pois o cabelo precisa de tempo para se adaptar a este novo ritmo, usa nestes dias o cabelo preso se não te agradar mostrá-lo solto. Tenta espaçar estes dias de lavagem ao máximo até encontrares o ritmo adequado para ti. Para exemplificar eu apenas lavo o meu cabelo com champô 1 vez por semana e a meio da semana 1 vez com condicionador. Obviamente que isto vai variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida de cada pessoa, pois o tipo de cabelo é que dita as regras. Assim, alguém com cabelo seco (como eu tendo) vai conseguir espaçar os dias de lavagem bem mais.

Silicones - amor ou ódio?

Outra coisa importante a ter em consideração na higiene do cabelo é que alguns produtos quer de lavagem como de pentear contêm na sua composição silicones que têm muitas vantagens para o cabelo mas também podem ter desvantagens se não forem usados correctamente. Estes constituintes na sua maioria acabados em -cone, servem para envolver o cabelo (não entranham) para lhe dar um aspecto mais sedoso, macio e proteger de desidratação (uma vez que são uma barreira a tudo o que entre ou saia). À 1ª vista apenas vantagens, o problema começa quando é preciso remover estes silicones do cabelo, pois estes apenas são removidos com os ditos champôs mais agressivos - sulfatos. Ou seja, por um lado estamos a evitar que a água saia do cabelo ao protegê-lo com o silicone mas por outro lado temos de usar produtos mais fortes que vão "chupar" toda a hidratação do cabelo se os queremos retirar.

Assim,  muitas vezes podemos ter o cabelo lavado dos excessos de sebo e sujidade mas continuar com ele pesado, pouco maneável e sem vida, isto resulta do acumular desses silicones todos que não estamos a conseguir retirar com sucesso.  Este é também o motivo pelo qual aquele champô de que tanto gostávamos já não nos satisfaz, porque temos um depósito enorme de resíduos de -cones que aquele champô não consegue retirar. Acontece que quando mudamos de fórmula (para outro champô) podemos encontrar um que tenha a "força" de remover tudo o que nos estava a pesar a mais.

Remédios caseiros e a sua acção

Resumindo, podemos de facto  mudar de produtos quando os antigos nos causam estes problemas de acumulação de resíduos, mas existem champôs específicos para dar um começo novo ao cabelo, que por isso se usam tipo 1 vez por mês. Para substituir estes champôs há um pequeno truque caseiro que também remove todo o acumulado. Com uma mistura de  bicarbonato de sódio (soda) e água sobre todo o cabelo permite uma lavagem profunda ao cabelo para fica novamente leve como uma pluma e responder outra vez bem aos produtos que lhe colocarmos. A receita comum é de uma chávena de água fervida  para 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Eu gosto de dobrar a receita para ter a certeza que todo o cabelo fica bem lavado molhando com esta mistura todo o cabelo e couro cabeludo. Após esperar 1-2 minutos é só passar o cabelo por água novamente e ele fica pronto para receber toda a hidratação.

Aliás, é este o momento ideal para hidratar e nutrir o cabelo, pois a soda com a sua acção alcalina (básica) vai abrir a cutícula do cabelo  e este fica sensível à entrada de hidratação. então depois desta lavagem deves colocar uma máscara ao teu gosto mas que seja específica para hidratação em profundidade. Se agora apensa lavássemos o cabelo com água, o pH da máscara e do condicionador poderão não ser suficientes para reverter o efeito alcalino do bicarbonato e consequentemente fechar a cutícula novamente. Contudo isto é importante acontecer, porque se o cabelo ficar com a cutícula aberta  fica áspero e baço, o que pode demover muitas pessoas de usar esta técnica. Mas se dermos uma ajudinha ao cabelo para alcançar o seu pH ideal então a cutícula fecha e toda a água fica fechado dentro dos fios, o que resulta num cabelo lustroso e macio. Portanto, depois de máscara e condicionador usa uma solução de vinagre de sidra de maçã e água o mais fria que aguentares (2 chávenas de água para 3 colheres de sopa do vinagre). Deixar actuar uns segundos e passar o cabelo novamente por água (fria). Não te preocupes que permaneça um ligeiro cheiro a vinagre, porque depois do cabelo seco o cheiro desaparece por completo.

Pentear o cabelo

Irás reparar se tiveres cabelo ondulado/encaracolado que com esta rotina de devolver o máximo de hidratação ao cabelo que este vai formar caracóis e cachos muito mais homgéneos, ou seja, vai ajudar o caracol a formar-se e a manter-se. Isto porque os fios individuais não ficam "livres" para se manter afastados uns dos outros, mas formam-se em grupos aderindo pelo filme fino de óleo que os envolve deixando de rossar livremente uns nos outros. À imagem final isto refere-se a passar de um penteado ao outro sem o uso de gel ou espumas que deixam o cabelo áspero e "teso":


 Enquanto que alguém com cabelo liso e por isso com maior tendência para a oleosidade deve pentear o cabelo no mínimo 2 vezes por dia quem tem cabelo encaracolado/ondulado já sabe que para manter os caracóis formados e e perfeitos deve pentear o cabelo ao mínimo e quando o faz usar os dedos ou uma pente de dentes largos.

A escovagem é ideal quando feita com uma escova de cerdas naturais e densas pois com estas passamos por um máximo de cabelos possíveis numa só passagem e assim espalhamos o óleo da cabeça para o resto dos fios  homogenizando esta "hidratação" natural - portanto deves escovar o cabelo não apenas com 3-4 passagens mas com o máxmo de tempo que lhe conseguires dar, pois quanto mais o penteares mais espalhas o sebo pelo cabelo todo mantendo o equilíbrio entre couro cabeludo e as pontas.

Como o cabelo ondulado/encaracolado não deve ser escovado para o manter no lugar deve ser dado especial atenção a esta tarefa enquanto se faz a máscara e o condicionar pois neste momento pode-se com um pente desembraçar facilmente os nós formados (nunca o tentes enquanto seco porque o cabelo vai partir garantidamente). Quero, no entanto, ainda referir uma coisa: muitas pessoas de cabelo encaracolado quase que não penteam o cabelo pois ficam assustados com a quantidade de cabelo que lhe fica agarrados nos dedos ou no pente/escova. Mas isto não significa que o cabelo está a ser partido ao pentear (se não estiveres a insistir numa zona irriçada).

No cabelo liso o cabelo que está destinado a cair da cabeça desliza facilmente pela cabeça a baixo ou com pequenos gestos, no entanto num cabelo encaracolado isso não acontece, os cabelos mesmo que já estejam soltos da cabeça ficam presos no emaranhado da ondulação e só podem sair quanso alguém (tu) o retira com uma passagem ao longo do cabelo. Portanto não te assustes da próxima vez que te penteares, existe uma queda natural do cabelo para dar lugar ao novo que cresce. Retira portanto os excessos no dia-a-dia para que estes não causem ainda mais emaranhados e ficar mais difícil de de pentear no chuveiro.

A secagem

Quem tem cabelo com tendência a seco deve deixar o seu cabelo secar ao ar o máximo de vezes, pois o calor do secador pode exarcebar a desidratação dos fios e assim a sua rebeldia. Se usares um secador deves ter paciência para o usar na potência de calor mínima e secar o cabelo com um difusor aplicado pois este espalha o ar e promove que o cabelo tome a sua posição natural (seja nos jeitos ou nos caracóis) o que permite alcançar um cabelo com movimento.  Para dar vida a cabelos lisos com pouco volume pode-se secar o cabelo de cabeça para baixo o que trás algum levantamento às raízes.

Será ser excêntrico?

Existe um movimento de pessoas pelo mundo fora que descobriram para eles próprios o fenómeno de retirar por completo o champô das suas vidas e terem cabelos mais saudáveis e lustrosos do que alguma vez na sua vida. Essencialmente são pessoas de cabelo encaracolado que aderem a esta técnica pois como já vimos para o cabelo seco e encaracolado formar caracóis perfeitos o óleo natural é essencial que, por isso, nunca deve ser retirado por completo dos fios. Os sucessos reportados mostram cabelos hidratados que se unem por sozinhos em cachos e a redução daquela caspa do couro cabeludo desidratado provocado pelo champôs.

Para os menos atrevidos ja existem no mercado champôs e condicionares livres de sulfatos e por isso muito menos agressivos ao cabelo, e/ou livres de silicones que não vão pesar no cabelo quando não usados champôs com sulfatos. No entanto, quem os usa deve estar consciente que deve escolher bem qualquer outro produto que coloca no cabelo pois se esses tiverem quaisquer silicones eventualmente vão ficar resíduos no cabelo que o novo champô não retira.

2 comentários:

  1. adorei *.* o meu é seco, encaracolado, muito chato, e lavo-o quase diariamente porque a agua torna-o mais maleável (esta molhado) e menos seco ; sei que faço muito mal, vou tentar parar com este vicio

    ResponderEliminar
  2. Eu cá já sofro com o cabelo oleoso. Às vezes deixa-me mesmo irritada.. grrr -.-'

    Mas adorei os conselhos :) Explicas sempre tudo tão bem.

    Beijinho

    ResponderEliminar