6 Unhas rachadas?!? Sim, mas só pintado!

Todos devemos conhecer os já famosos vernizes que racham, efeito frequentemente chamado de crackl ou graffiti effect. Para quem não conhece explico que se trata de um verniz usado sobre outro de base, pois apenas assim o verniz reagirá para o efeito desejado.

Apesar de tão famosos não são assim tão fáceis de encontrar pois nem todas as marcas os produzem, para quem se sentia curioso em os experimentar teve, concerteza, de os comprar online no estrangeiro. De entre as marcas mais conhecidas que os têm pode-se nomear a OPI, Barry M e a P2, contudo existem outras marcas menos publicitadas que se podem por exemplo comprar pelo ebay ou Amazon.

Mas finalmente, já existe uma marca à venda em Portugal que tem uma variedade incrível de cores destes vernizes. A dita marca chama-se LAYLA Cosmetics e é italiana, dispõe de um site online muito completo e no Youtube vídeos sobre os produtos. Encontrei estes meninos por um acaso quando fui a uma visita à loja Carlos Santos, agarrei-me logo ao expositor e não sabia quais cores escolher, porque... bem... vejam por vocês mesmos, as cores são lindas:
Infelizmente, estes vernizes não são muito baratos, o que eu já sabia, e por regra em todas as marcas rondam os 10€ cada. Com os da LAYLA não podia ser muito diferente custando 9,90€ cada um. De facto, acho que a marca tem cores fantásticas, mas porque não sou aficcionada por nenhuma em particular preferi escolher as que poderia combinar mais frequentemente: o preto, o branco e o dourado (o preto já estava esgotado na loja onde fui mas a menina ainda me conseguiu arranjar um de outra loja!). Resolvi então trazer-vos algumas combinações destes vernizes, para partilhar convosco.

O efeito na unha de cada verniz depende de alguns factores tal como da rapidez da aplicação, na quantidade aplicada e das propriedades do próprio verniz. As recomendações são: aplicar uma camada deste topcoat de forma rápida e num só movimento (de preferência) sobre duas camadas de verniz previamente aplicado e seco (mesmo que transparente), o pincel deve estar bem saturado de verniz e não deve limpá-lo nas laterais do frasco antes de aplicar.
Se compararem a imagem de cima com a debaixo entendem que o "desenho" criado pelo efeito é diferente. Enquanto o verniz branco deixa um padrão mais de caixotes irregulares partidos quer no sentido horizontal como na vertical o verniz preto divide-se muito pouco na vertical e para isso de forma mais repetida na horizontal. Uma vez que a aplicação foi no mesmo dia e com a mesma técnica, temos um claro exemplo de que o próprio verniz influencia o padrão final. Pessoalmente gosto mais do efeito que o branco deixa, mas não sei se isto se passará com todos os vernizes brancos/pretos deles ou se varia entre as "fornadas" de produção.
Ainda na imagem de cima se percebe uma diferença na unha do meio, sendo o preto menos opaco. De facto naquela unha notei que a quantidade de verniz era insuficiente para a unha toda de modo que o espalhei mais, ficando, por isso, mais transparente.
Apesar de ser então importante que o pincel vá cheio de verniz, existe um limite, pois se este for em demasia para a superfície da unha o verniz fica saturado dele próprio e ao reagir vai criar um craquelado muito mais fechado.
Olhando para a aplicação do topcoat dourado percebi que este deixa um craquelado idêntico ao preto, mas muito mais fechado do que os outros. Fiquei com pena disso pois esperava que se notasse um pouco mais a cor de baixo. No entanto, de umas unhas para as outras percebe-se diferente efeito, pelo que acredito que com este ainda não consegui medir o equilíbrio da quantidade de verniz para não ficar transparente, mas também não ficar saturado e "rachar" pouco.


As minhas combinações preferidas são com o preto e o dourado por base, e com o verniz branco todas as cores claras por base, perfeitas para a Primavera/Verão. Aliás, já sei agora que vou usar muito o branco com uma base diferente em cada unha!

Para mais informações sobre a marca e os produtos podem consultar o site http://www.laylacosmetics.it e  como já disse estes vernizes podem ser adquiridos em lojas Carlos Santos.

E vocês o que acham destes vernizes? Não mexem com vocês? Ou, vão já escolher os vossos?

6 comentários:

  1. Pelo que eu li, a essence vai ter uns vernizes assim em breve, o que é excelente pois devem ser muito mais em conta :D

    ResponderEliminar
  2. Tenho que visitar uma loja carlos santos para experimentar um verniz desses...eu estava à espera que os da essence chegassem a portugal mas acho que vou comprar primeiro um destes. Obrigada pelo post, muito completo=) bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá meninas, de facto agora que falam nisso, já tinha lido algo acerca disso. Mas o lançamento para os países mais nórdicos está anunciado só para a primavera 2011 pelo que para chegar a Portugal ainda vai levar uns bons meses... Mas de facto são mais em conta, fala-se em 1,79€ (sempre para os países nórdicos claro!) Beijoca e obrigado ;)

    ResponderEliminar
  4. ai k bom! hoje deu para comentar...
    so para agradecer a linda dica e parecem mesmo lindos e amei mesmo!
    ja sephoraste?
    beijo!

    ResponderEliminar
  5. @ximiusa
    Olá Ximi, não percebi bem a tua pergunta, se já sephorei?! LOL
    Talvez te refiras às compras nos saldos, eu comprei MUITA coisa mas ainda não consegui fazer nada com elas... mas avizinha-se um sorteio com coisinhas que comprei pelo site! Ehehe Jito*

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas!!!
    sou uma nova seguidora do blog!
    gostei muito aqui desta casa :)

    Sobre os vernizes, devo dizer-vos que estes da Layla são estupendos, ainda n os comprei (mas vão ser a próxima aquisição) mas já experimentei ;)
    são realmente muito bons, e craquelam lindamente!

    os Essence que a Ana falou NÃO COMPREM!!!!! eu fiz a asneira de comprar porque só me custaram 2,94 mas arrependi-me amargamente, o craquelado não é nada bonito, fica algo muit p´roximo a riscos na unha, eu odiei! talvez na terça feira eu poste esse swatche no meu blog, e depois voces passam lá e vem pelos vossos próprios olhos!

    meu blog: http://things-about.blogspot.com/

    ResponderEliminar