1 Básicos: Como cuidar da pele oleosa ou mista

Depois de sabermos especificamente qual o nosso tipo de pele (veja o post Básicos: Tipos de pele), podemos pensar nos produtos que devemos usar diariamente para manter a pele saudável. O segredo nº 1 para todos os tipos de pele é beber a água necessária para um bom funcionamento do organismo e eliminação das impurezas (1,5-3L/dia), assim se mantém a pele macia e lustrosa. Assim, fica mais fácil manter a pele limpa e hidratada com a rotina facial.

Se tem pele oleosa ou mista o apropriado é lavar a cara com água e um detergente sem sabão 2x/dia (ex.: manhã e noite). Tanto pode optar por um detergente suave, por algum mais específico para o seu tipo de pele e até por um para limpar acne se for o seu caso. Lembre-se que produtos como este último podem ser muito agressivos para a zona dos olhos, por isso leia as instruções de aplicação.



À semelhança das outras peles a sua também precisa de uma boa hidratação, contudo deve evitar cremes com óleos que obstruem os poros. Contudo usar produtos com óleos naturais como os de Jojoba ou de Amêndoas Doces não devem provocar nenhuma reacção acneica. Estes óleos não vão acrescentar brilho indesejado á pele, porque depois de absorvidos vão nutrir as camadas mais profundas, que principalmente as peles mistas precisam nas suas zonas mais secas.
Portanto é errado fugir veemente aos óleos, pois estes têm uma função importante em manter a pele saudável. Pode optar por usar esse tipo de creme à noite, se ainda assim achar que fica mais “gordurosa”.

Por outro lado de dia, pode usar um creme que a ajude a controlar a sua produção de sebo. Contudo, tenha em atenção que há cremes que prometem controlar a produção do sebo, mas que no entanto só funcionam como “escudo anti-saída” do sebo. O que acontece e que o sebo se produz na mesma, mas não pode “escapar” para a superfície e vai-se alojar nas camadas internas podendo provocar “explosões” de acne que parecem ilógicas. Portanto, tenha cuidado se a sua pele de um dia para o outro se mantêm livre de óleos e se costuma ter pele oleosa. Ao contrário do que obstruir os poros, para a pele não poder respirar, procure um creme que age na inibição da produção do sebo ao nível das glândulas.

Pode optar em usar, entre as lavagens, toalhitas ou leites de limpeza e tónicos. Os dois primeiros podem ser úteis na remoção de maquilhagem, contudo o tónico deve ser aplicado apenas quando a pele está completamente limpa. Após este tipo de limpeza repita a aplicação de creme para a pele não ficar desnutrida.

A sua pele precisa de ser esfoliada para remover as impurezas e células de pele morta que se alojam no poros, faça-o 2 a 3 vezes por semana, igualmente com um produto à sua escolha.

Aconselho, ainda, que faça 1 a 2 vezes por semana uma máscara de argila, uma vez que esta pode equilibrar muito bem a produção de gordura da pele é fácil e barata de adquirir. Tenha também sempre à mão daqueles papelinhos para absorver a gordura, para se sentir melhor quando está fora de casa:
  1. Seara Argila Verde 1Kg à venda em Hipermercados; 
  2. Essence Oil Control Paper, à venda na Área Saúde do Hipermercado Continente ou outras lojas aderentes.

1 comentário: