1 Básicos: Escolher uma base

Na hora de escolher uma base, qualquer uma de nós se sente certamente perdida, pois existem tantas variedades de tipos, formas, acabamentos, qualidades e preços. Vou tentar trazer alguma luz num tópico tão debatido, com alguns esclarecimentos e dicas para quem tem menos experiência neste campo.

As bases apesar de variarem em tanta coisa umas das outras existem por um motivo, para uniformizar a cor da pele. Ao uniformizar ela pode também esconder algumas imperfeições, no entanto, o que acontece é que umas têm mais poder nesse campo que outras, e aí é onde começa o principal problema: esconder as imperfeições ficando à mostra as "toneladas" de base! Por isso, vamos ver como podemos esconder as imperfeições, sem parecermos palhacinhos.


Ora então, as bases podem estar sob a forma líquida, creme, mousse, compacta ou em pó.  Para além das fórmulas em pó, todas as outras formas de bases podem variar quanto ao seu acabamento - luminoso ou matificado. Por luminoso entende-se aquela base que dá um certo aspecto de brilho radiante na pele (por ter nela partículas que reflectem a luz) e por matificado entende-se um acabamento sem brilho ou baço (pelo uso de maiores quantidades de pó); outra questão a ter em consideração é que dentro do mesmo grupo de fórmulas há as que mesmo sendo líquidas ou semi-líquidas na embalagem depois de aplicadas "assentam" como pó.

Há quem considere que todas as fórmulas que terminam como pó na cara, são as mais indicadas para peles oleosas, isto porque, no caso ideal, esse pó vai absorver a gordura que foi produzida naturalmente. Assim a pele fica com um aspecto natural e uniforme. Se no entanto alguém com pele seca usar este tipo de produto, dependendo da quantidade que usar, pode ficar com as partes secas muito evidenciadas e um aspecto total pouco natural.

Para as peles mais secas, ou para quem não gostar do aspecto do pó, as bases que se adequam melhores são aquelas que se designam por hidratantes, estas não vão acentuar tanto a pele  seca e "escamosa". Uma grande desvantagem a estas bases, é que o que de facto faz uma base assentar na pele é o pó, portanto estas estão mais propícias a "deslocarem-se" ao longo do dia, com a sudorese ou com o tocar. A forma de minimizar isto é ao aplicar um pó após a base (idealmente solto, porque é o que tem partículas mais finas, para não marcar a pele seca).

Depois disto tudo tido em conta, vem talvez a decisão mais difícil: a escolha da cor. Sem vos querer confundir muito, explico rapidamente que a pele humana para além do tom de cor "superficial" tem um "sub-tom", podendo este ser amarelo, rosa ou misto. Há pessoas nas quais é muito fácil distinguir isto se as olharmos com pormenor, contudo noutras é mais difícil. As bases são produzidas respeitando este facto da natureza e portanto há as mais amareladas e as mais rosadas dentro duma mesma linha para se adaptar a cada indivíduo.

O problema está quando, como eu, temos um "sub-tom" misto. Pois muitas bases tendem a ser ou demasiado amareladas ou demasiado rosadas. É preciso, então, encontrar o tom certo mas também encontrar um equilíbrio entre amarelo-rosa. Outro problema ainda encontra quem é bastante claro se procurar encontrar uma base nas linhas de "supermercado" pois a mais clara muitas vezes é demasiado escura. Se algum destes casos é o seu, pense em investir um pouco mais de tempo e/ou dinheiro numa linha que tenha uma gama de cores maior para ficar completamente satisfeita com o produto.



Na hora de testar e decidir, escusado será lembrar que não deve fiar-se na cor que está dentro da embalagem, nem de como ela fica esbatida na mão. Todas nós, num certo ponto, já fomos levadas a decidir pela pressa e nos arrependemos tanto! O modo mais fidedigno é o de aplicar um pouco da base na linha do queixo e ver se esta corresponde à sua pele. Idealmente, colocar a base em toda a cara e passar um dia com ela para ver se ficamos satisfeitas com o seu comportamento. Se eu já fiz isto? Não. Mas também nunca comprei uma base mais cara do que 15€. Se optar por fazer um investimento mais caro que isso, vou pensar duas vezes antes de gastar tanto dinheiro sem ter a certeza se se vai adequar a mim.

1 comentário: